
Escolas públicas do estado de São Paulo recebem novas bibliotecas infantis com programação cultural gratuita
maio 19, 2025Das telas aos livros, a Rede Cine+ une agora audiovisual e literatura. As salas multiuso recebem, neste mês, estação do projeto Pontos de Leitura com acesso a empréstimo de títulos literários nas cidades de Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara e Paraty, no Rio de Janeiro. Os espaços serão inaugurados no dia 31 de julho.
A união entre os projetos voltados ao cinema e ao universo da leitura reflete o somatório de iniciativas em prol da democratização do acesso à cultura. De maneira gratuita, o público frequentador das salas de cinemas poderá, além de ver filmes nacionais e internacionais, ampliar o acesso ao conhecimento por meio de livros de autores clássicos e contemporâneos.
“Estamos ampliando ainda mais a oferta cultural no interior com os Pontos de Leitura, potencializando os nossos cinemas com ainda mais acesso à cultura e arte para a população, colaborando ainda mais com a política de investimento do livro e da leitura, do Rio ao RJ, celebrando em todos os territórios o título de Capital Mundial do Livro”, aponta a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.
A gestora faz menção ao título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) ao município do Rio. É a primeira vez que uma cidade de língua portuguesa é nomeada Capital Mundial do Livro, o que vem reverberando em muitas ações protagonizadas pelo universo das letras. As ações de democratização do acesso à leitura têm, inclusive, extrapolado as fronteiras da capital e se espalhado por todo o estado.
“Além do destaque para o audiovisual, a Rede Cine+ fomenta a construção de salas multiuso que estão abertas ao público de uma maneira ampla e plural. Os frequentadores poderão agora folhear obras importantes da nossa literatura e levar emprestado essas obras para compartilhar com as famílias”, pontua Paulo Feitosa, diretor do Instituto Cine+ e da Quitanda Soluções Criativas.
O projeto Pontos de Leitura promove a construção de espaços voltados aos livros e, neste ano, já realizou a entrega de 10 bibliotecas multiuso no estado do Rio. Escolas das cidades Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Maricá, Magé, Niterói, Paraty, Rio de Janeiro e São Gonçalo ganharam espaços interativos para aproximar os alunos dos livros.