
Força Para Crescer: Pontos de Leitura entregará nove novas bibliotecas
fevereiro 7, 2025
Programas Força para Crescer e Lab Cidades Criativas promovem ação cultural no Morro Santa Marta
maio 8, 2025Com estratégias voltadas a incentivar a leitura e democratizar o acesso à cultura, o programa “Força para Crescer: Pontos de Leitura” já entregou dez novas bibliotecas multiuso no estado do Rio de Janeiro nos últimos meses. As cidades beneficiadas foram Paraty, Angra dos Reis, Guapimirim, São Gonçalo, Niterói, Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu, Magé, Maricá e Rio de Janeiro.
“A instalação da biblioteca em um lugar que tem, por si só na sua premissa, a missão de desenvolver um poder crítico e criativo. Eu senti que em todo lugar que recebeu o ‘Força para Crescer: Pontos de Leitura’ isso era presente e também tinha um tom da cidade, da comunidade, dos alunos também se sentirem pertencentes ali, daquele lugar ser um lugar lúdico, um lugar criativo, mas um lugar também onde eles poderiam desenvolver as outras atividades. É como se eles reconhecessem o espaço como um lugar de possibilidades criativas e de socialização, foi o que eu senti de mais forte, a ponto deles perguntarem: ‘será que eu posso fazer meu dever aqui?’. Ou seja, além de ler o livro, eu posso estudar aqui? Isso é muito forte para mim, por isso que eu faço essa leitura”, relata William Mendonça, coordenador-executivo geral do Força Para Crescer: Pontos de Leitura.
“Outra questão que eu senti é que o programa conquista porque é a materialização do encontro da cultura com a educação. Fica muito claro que, apesar de a gente trazer uma mobília, uma pintura e um livro, ou seja, um aspecto material, o que mais está sendo relevante ali é o aspecto simbólico. Aquela escola escolhida, aquele território prestigiado, aquelas crianças contempladas e que aquilo que a gente está fazendo é, na verdade, enaltecimento da própria potência deles”, complementa.
O Força para Crescer: Pontos de Leitura fornece ferramentas para o estímulo ao encontro com as palavras e desenvolve, de forma estratégica, uma série de ações para potencializar a criação de novos leitores e consolidar o hábito da leitura, pois defende que o analfabetismo funcional só poderá ser combatido por meio da propagação de leituras qualificadas e convidativas. A erradicação do analfabetismo funcional estimula a criatividade e abre portas para novos horizontes.
Ao longo das entregas realizadas neste ano, a equipe do programa acompanhou de perto o efeito dos novos espaços nos estudantes e professores de cada local. Cada etapa da realização do projeto só foi possível graças ao acolhimento das comunidades, que acreditaram no poder transformador da leitura na vida das crianças e de toda a comunidade escolar que as envolve.
“A biblioteca do programa ‘Força Para Crescer: Pontos de Leitura’ que abriu as portas neste mês no Santa Marta chega para coroar uma série de ações realizadas em dez municípios do estado do Rio de Janeiro. Esses espaços que unem cultura e educação são sementes para novas iniciativas que estão ocupando essas bibliotecas e estreitando a relação das comunidades com a prática leitora”, afirma Paulo Feitosa, diretor do Força Para Crescer: Pontos de Leitura.
Em breve, o Força para Crescer: Pontos de Leitura chegará a outras partes do Brasil para promover ainda mais o hábito da leitura.
A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cultura, Enel, Itaú e Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR. A iniciativa é uma realização da DEDA Soluções Criativas, Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR Arte. A produção executiva é da Cinco Elementos Produções e a consultoria executiva é da Marco Zero.








