
Força para Crescer tem inscrições prorrogadas até 25 de outubro
outubro 16, 2024Programa de incentivo à leitura, o “Força para Crescer: Pontos de Leitura” realizará atividades itinerantes por municípios fluminenses com obras educativas e inclusivas celebrando a diversidade racial
Com o tema “Leituras que transformam”, o programa “Força para Crescer: Pontos de Leitura” abre credenciamento de artistas para apresentações teatrais e contações de história em dez cidades do Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas até o dia 15 de outubro deste ano.
Com valorização da cultura por meio de ações educativas e inclusivas, a iniciativa promove atividades nos meses de setembro, outubro e novembro de 2024 nas seguintes cidades: Guapimirim, Magé, Casimiro de Abreu, Maricá, Paraty, Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro. Alunos e educadores são o público-alvo das atividades.
Apresentado pelo Ministério da Cultura, Itaú, Governo do Estado com apoio institucional da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, via lei de incentivo à cultura e Enel, o “Força para Crescer: Pontos de Leitura” impulsiona temáticas relacionadas à diversidade racial por meio de ferramentas formativas que estimulam a leitura. Serão realizadas ações em escolas públicas, bibliotecas e centros culturais de cada município.
O objetivo da seleção de artistas é compor quadro de cadastro reserva para a ação cultural. O programa é patrocinado pela CCR e tem realização da DEDA Soluções Criativas, Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR Arte. A produção executiva é da Cinco Elementos Produções e a consultoria executiva é da Marco Zero.
O “Força para Crescer: Pontos de Leitura” se desdobra também em projeto focado em bibliotecas multiuso para promoção do hábito da leitura e da escrita e para a realização de atividades culturais. Nestes locais, acontecerão eventos literários, como saraus e contação de histórias. Agentes de Leitura serão responsáveis pela implementação de uma estratégia para a formação de leitores e para a democratização do livro, de acordo com a realidade de cada espaço.
O que é o “Força para Crescer: Pontos de Leitura”?
Um programa que busca fornecer um conjunto de ferramentas para o estímulo à leitura, para a erradicação do analfabetismo funcional e para o acesso à cultura. O programa desenvolve, de forma estratégica, uma série de ações para potencializar a criação de novos leitores e consolidar o hábito da leitura. Essas ações incluem a criação de espaços multiusos, o treinamento de professores e a realização de eventos literários.
Como será montada a programação do “Força para Crescer: Pontos de Leitura?
As ações serão estruturadas a partir de duas categorias de apresentações:
- Apresentações de artes cênicas: com atores e/ou grupos interpretando textos teatrais com duração mínima de 30 minutos e máxima de 60 minutos cada.
- Sessões de contação de histórias: valorizará histórias da literatura universal, do domínio público e do folclore, acompanhadas de cenários e músicas, com duração mínima de 20 minutos e máxima de 40 minutos cada.
Para ambas as categorias será observada a utilização dos seguintes temas: obras de autores brasileiros; temática racial; história do município contemplado; emergências climáticas e ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Para artistas convocados no formato de apresentações de artes cênicas, a ajuda de custo é de R$ 4 mil. Já para convocados no formato de sessões de contação de histórias, a ajuda de custo é de R$ 1.200.
Podem se inscrever artistas fluminenses ou residentes e atuantes no município e/ou região que recebe as ações do “Força para Crescer: Pontos de Leitura”. Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos.
A ideia do programa é promover uma maior integração social, elevar o desenvolvimento cognitivo e o acesso ao conhecimento, abrindo inúmeras possibilidades de aprendizado para estudantes e professores.
Qual o cronograma de ações do “Força para Crescer: Ponto de Leitura”?
Guapimirim – 22/8 a 29/8
Magé – 9/9 a 13/9
Casimiro de Abreu – 16/9 a 20/9
Paraty – 23/9 a 27/9
Maricá – 30/9 a 02/10
Angra dos Reis – 7/10 a 11/10
Campos dos Goytacazes – 12/10 a 18/10
São Gonçalo – 21/10 a 25/10
Rio de Janeiro – 28/10 a 01/11
Niterói – 04/11 a 08/11
As datas estão sujeitas a reajustes a partir da logística em cada município.
Como realizar as inscrições para o “Força para Crescer: Ponto de Leitura”?
As inscrições serão realizadas entre os dias 1 de setembro e 15 de outubro por meio do site do programa. Informações sobre documentação e prazo também estão disponíveis em forcaparacrescer.com.br/editais